1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. A Terra do futuro - O futuro da Terra
 

Você já parou para pensar em como será a vida na Terra daqui a 30, 50, 100 anos?

Por Cesar Munhoz
29/10/2008

“A Terra destruída por bombas? Computadores acoplados ao nosso corpo? O futuro pode ser qualquer coisa!”
Bruno Cesar Silva Rolak

“Se o mundo continuar do jeito que está, vai ser complicado ter vida animal por aqui. Mas se acordarmos e preservarmos a Terra, ela terá anos e anos de duração, com vida animal e vegetal.”
Analuíza Freire de Medeiros

“No futuro, a Terra será o contrário do que é hoje, porque finalmente será valorizada. Suponha que um dia a água esteja prestes a acabar, nós iríamos usá-la com consciência, não é? Então, para que isso não aconteça futuramente, devemos preservar as matas, não fazer queimadas, etc. As guerras acontecerão por dois bens essenciais: a água e a vida. As casas poderão ser limpas por robôs. E se a água acabasse? Como viveríamos? Se a água já não existisse, não estaríamos discutindo sobre o futuro.”
Lina

E você, o que pensa do futuro? Imaginar o futuro pode parecer uma bobagem, mas não é. Aliás, muitas das idéias acima, levantadas por estudantes de todo o Brasil, são perfeitamente possíveis. O avanço tecnológico proporcionado pelo homem é cada vez mais rápido e surpreendente. Então, dá pra imaginar, sim, que todos nós tenhamos computadores acoplados ao corpo ou que as casas sejam limpas por robôs (algumas já são). E as hipóteses de que a água se esgotará, que será difícil haver vida no planeta? Infelizmente, elas também poderão acontecer. Otimistas ou não, as previsões apresentam um dado em comum: “Eu vejo a Terra do futuro como um reflexo daquilo que os homens estão praticando hoje.”, diz o nosso colega Francisco Assis de Souza.

Para sair do terreno da imaginação pura e entender melhor as possíveis conseqüências dos nossos atos, o portal conversou com pesquisadores e instituições que estudam justamente o que poderá acontecer no futuro se, hoje, o homem agir de uma forma ou de outra. Entre na nossa máquina do tempo e boa viagem!

  | próximo »
   Versão para impressão
Você já parou para pensar?
A Terra do futuro
O futuro da Terra
Futuro sustentável