Gramátika em Rede

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é Gramática?

A palavra gramática é de origem grega: grammatiké. É um termo cujo significado pode ser traduzido por "estudo das belas letras". Inicialmente indicava a "arte de ler e escrever", passando mais tarde a ser entendida como um conjunto de regras que garantem o bom uso da língua. Há, porém, a gramática que se ocupa apenas de analisar e descrever o emprego do idioma sem intenção de expor, para efeito de correção, as normas em uso.

A primeira chamamos Gramática Normativa, que é a utilizada nas escolas, garantindo que o idioma falado em um território (país) não se descaracterize nos falares regionais, coloquialismos, modismos e gírias, guardando, pelo menos em sua produção escrita, a unidade que as regras nela registradas permitem. Por haver muitas vezes uma grande distância entre a língua que se fala e a que se quer escrita, muitos autores costumam dizer, no caso do Português, haver duas línguas distintas, a falada e a escrita. Uma é naturalmente aprendida, já, a outra, exige o estudo formal.

A língua se adapta às necessidades dos falantes e evolui, modifica-se pouco a pouco, ao mesmo que se registra nas produções literárias, jornalísticas e científicas. Com o tempo, essas mudanças são absorvidas pela gramática, para que a força da expressão "há duas línguas distintas", não se torne de todo verdadeira.

A segunda chama-se Gramática Descritiva; nela, entre outras coisas, percebe-se a evolução da língua falada em relação à escrita. Por exigir um já aprofundado conhecimento da língua e de seus contrastes, não se recomenda seu uso, a não ser talvez a título de curiosidade, nas escolas de ensino fundamental e médio.

 

 

Bibliografia simplificada deste site:

- Curso de Gramática Aplicada aos Textos - Ulisses Infante.

- Gramática (Teoria e Exercícios) - Paschoalin & Spadoto.

- Gramática Latina - Napoleão Mendes de Almeida.

- Latim, Aprenda Sozinho - F. Kinchim Smith

- Linguagem, Criação e Interação - Cássia G. de Souza & Márcia P. Cavéquia

- Novas Lições de Análise Sintática - Adriano da Gama Kury.

- Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira - Massaud Moisés.

Textos e Imagens sobre mitologia extraídos de:

www.warj.med.br - por Wilson A. Ribeiro Jr.

voltar